A
CORDILHEIRA DOS ANDES
As esposas saíram de madrugada com transfer para o aeroporto
internacional de Santiago para pegar o voo de volta ao Brasil, e nós 5 nos
encontramos no café para iniciarmos o nosso dia.
Santiago é uma metrópole muito arrumada, bairros inteiros de
casas de alto padrão, edifícios modernos, avenidas largas, muitos parques,
calçadas e praças para lazer. De fato uma cidade que reflete o desenvolvimento
do país e isto fica claro no que vimos.
SANTIAGO SURPREENDE COM SUAS AVENIDAS LARGAS, PARQUES E CALÇADAS |
Existe sim áreas de pobreza, principalmente no cinturão mais
externo da cidade, mas o que notamos foi um país que sabe onde vai, e um povo
trabalhador, receptivo e um ótimo atendimento em todos os locais que estivemos,
sem nenhum preconceito.
Estivemos em restaurantes renomados, parques, praças,
mercado publico, passeamos por avenidas e o que vimos uma população jovem, alegre
e com futuro pela frente. Saímos com uma ótima impressão do pais.
Motos carregadas e prontas para partida com destino a cidade
de Mendoza, num trajeto de 365 km iniciando pela Ruta 57, em seguida a Ruta 60
ainda em território Chileno e a Ruta 7, já em terras Argentinas.
Transito intenso na cidade de Santiago logo cedo, aquela
correria de gente indo ao trabalho e nós 5 costurando o tráfego nas largas
avenidas e tuneis que cortam a cidade.
TRANSITO INTENSO NA SAÍDA DA CIDADE LOGO CEDO |
Rapidamente estávamos na Ruta 57 e á medida que afastamos da
cidade, plantações de uva, flores, frutas aproveitando cada palmo de terra
fértil do vale onde se encontra a maior concentração de população do país.
RUTA 57 COM SAIDA PARA A 60 EM DIREÇÃO AO PASSO LOS LIBERTADORES A DIREITA |
Sabíamos o que nos esperava pela frente, pois a travessia
dos Andes pelo Paso Libertadores é magnífica, com paisagens espetaculares e a
subida dos Caracoles mais á frente, uma obra de engenharia que desafiou os
limites da física iria nos proporcionar horas de pura contemplação.
Em Potrilhos, já na Ruta 60, existe uma tenda que amigos motociclistas
sempre param para um chocolate quente e uma empanada antes de iniciar a subida
dos Andes, e assim também o fizemos, nos preparando para subir os Andes.
EM PORTILLO PARADA PARA UM CAFÉ E COMER EMPANADAS ANTES DE SUBIR A CORDILHEIRA |
Na estrada novamente, a paisagem muda drasticamente,
novamente tudo seco e o reflexo do sol batendo nas montanhas cria um cenário
deslumbrante, com cores que variam de curva em curva. Você vai entrando numa
atmosfera diferente, vai absorvendo tudo aquilo na sua frente, de repente, você
não ouve mais nada, somente o barulho do motor sobre suas pernas, o vendo no
capacete, e aquele silencio vindo dos vales secos e coloridos que o transporta
para uma outra dimensão, é muito lindo este trecho, emocionante.
INICIO DA SUBIDA, COM PAREDOES DE PEDRA DOS DOIS LADOS DA PISTA |
Os Caracoles se apresentam a frente, como uma serpente
deitada sobre a montanha com suas costas brilhantes, lá estão 26 curvas de 180
graus a espera dos que sobem e dos que descem. Piso de concreto liso, muitas
vezes encharcado de óleo que vazam dos caminhões que ali passam e se tornam
verdadeiras armadilhas para quem está em 2 rodas.
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LOS CARACOLES COM SUAS CURVAS FECHADAS - A SERPENTE DOS ANDES |
E você vai subindo e fazendo curvas, o céu vai ficando mais
azul, o ar mais frio, e você acelera, sente a força do motor da moto, sente que
tem o controle, ouve o som rouco do motor a empurrar corpo e alma para cima,
para mais perto de Deus. Isto é subir a cordilheira dos Andes de moto.
PISO DE CONCRETO LISO E TRAIÇOEIRO PARA MOTOS |
Um túnel rasgando a montanha, e em algum ponto escuro, enxerga-se o marco
que divide os 2 países, por aqui, você troca de pais dentro de um túnel. Não sei
se em alguma outra parte do mundo isto acontece.
NA FRENTE ENTRADA DOS TUNEL QUE DIVIDE OS DOIS PAISES |
Um pouco mais a frente, a antiga aduana que funcionava a céu
aberto e foi desativada. A nova aduana logo á frente, agora os 2 países
operando juntos onde se faz a saída do Chile e entrada na Argentina, muito mais
moderna e confortável, toda coberta.Demos sorte, não tinha fila alguma e
passamos rapidamente.
NOVA ADUANA CHILENA E ARGENTINA OPERANDO JUNTAS |
Dali para frente, um imenso paredão de rochas dos dois lados
da estrada, um vale magnifico onde se sente verdadeiramente o prazer de pilotar
uma moto e ser envolvido por uma atmosfera diferente.
Foi magnifica a passagem pelos Andes, eu passaria ali muitas
vezes, pois são nestes lugares que vale a pena andar um pouco mais devagar e
sugar toda energia que emana daqueles picos elevados, pois ali, um dia, povos
antigos também fizeram passagem, não de moto, mas com certeza, sentiram e contemplaram toda aquela beleza que
hoje também vimos e sentimos.
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UM VALE MAGNIFICO A SER CONTEMPLADO |
SEM PALAVRAS........ |
Entramos na bela cidade de Mendoza, com suas ruas
arborizadas e suas imensas praças.
Curtimos 2 dias inteiros no ótimo hotel Hyatt, fomos ao
teatro, restaurantes e visitamos 2 bodegas para apreciar o ótimo vinho
mendocino. Mendoza tem 1.300 bodegas cadastradas, e destas 160 recebem
visitantes, sendo que algumas tem restaurante de alto padrão, harmonizando vinhos
e comida.
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MENDOZA CONVIDA PARA UM BOM VINHO DAS BELISSIMAS BODEGAS ESPALHADAS PELA PROVINCIA |
Ou seja, um programa pra la de bom e para ser curtido para quem
aprecia o vinho. Necessário que se faça reserva através de agencia
especializada, pois a lei seca na Argentina é rigorosa, entao não há como ir
visitar as bodegas dirigindo, e a presença de um guia é fundamental. No nosso
caso, contratamos a ótima Malbec Symphony Mendoza que cuidou de tudo.
RETORNO DE UM ALMOÇO EM UMA DAS BODEGAS |
Mendoza sempre vale a pena, seus teatros, praças e restaurantes
convidam para um descanso e um relaxamento, e foi o que fizemos nestes últimos 2
dias.
Hora de iniciar a volta pra casa, pois a viagem começa a
chegar ao fim.
Mendoza, Argentina
Maio de 2019
S.Pires
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