USHUAIA - Duas Rodas e um Sonho - Dia 15

Ushuaia – Duas Rodas e um Sonho
Dia 15 – El Calafate – Comodoro Rivadávia
 
De: El Calafate - AR
Para: Comodoro Rivadávia - AR
Km do Trecho: 1023
Km Acumulado: 7.123

Altiplano em El Calafate- Ao fundo avista-se o Lago Argentino

Pontualmente 07:00 h e o comboio estava formado em frente ao hotel e demos a partida para um deslocamento de mais de 1.000km, tendo como destino final a cidade de Comorodo Rivadavia.
A rota escolhida foi a RN40 (asfalto) até o entroncamento com a RN5, seguindo até Rio Galegos, onde pegamos a RN3 a esquerda, subindo até Comodoro Rivadávia.
Temperatura de 7o. e logo após o pórtico da entrada de El Calafate iniciamos uma longa subida para o altiplano, com uma vista espetacular do Lago Argentino.
Após 7.000km, notamos um desgaste dos pneus diferente entre as motos, e como todos saímos com pneus zerados, isto chamou atenção.
Em longas viagens, quem anda no final da fila o desgaste no pneu é maior

E concluímos que as motos que até aqui vieram atrás no comboio, os pneus se apresentam bem mais desgastados do que as que tocaram lá na frente.
A explicação é que no deslocamento de um comboio com várias motos, é normal as últimas motos sempre imprimem maior velocidade do que as da frente para acompanhar o grupo, visto que nem todos conseguem realizar ultrapassagens juntos.
Anda-se muito mais rápido quem anda atrás do que quem vem logo após o líder.
Ou seja, quanto maior a velocidade em viagens longas, maior o desgaste de pneus, e isto foi comprovado em nossa viagem.
É portanto ecomendado que haja um revezamento de posicionamento quando se anda em longas viagem em grupos maiores, proporcionando assim, maior equilíbrio de equipamento, principalmente pneus e consumo de gasolina, que também é bem maior no grupo de traz.
De novo na RN 3 - Agora subindo sentido Buenos Aires
Eram 19:00 h quando chegamos ao mesmo hotel que dormimos na ida na cidade de Comodoro Rivadávia, depois de percorridos exatos 1.023 km em 12 horas de viagem, na perna mais comprida vencida até aqui na nossa viagem.

A temperatura local beirando os 30o C, muito agradável.
Jantar ótimo e cama pois amanhã, outro longo percurso nos aguarda, pois queremos dormir em Bahia Blanca.
S.Pires
Comodoro Rivadávia AR

Comentários