USHUAIA - Duas Rodas e Um Sonho - dia 13

Ushuaia – Duas Rodas e um Sonho
Dia 13 – Puerto Natales – El Calafate
De: Puerto Natales - CH
Para: El Calafate - AR
Km do Trecho: 356
Km Acumulado: 6.100


Boiada na Saída de Puerto Natales
Levantamos bem cedo neste dia, pois tínhamos planejado chegar na hora do almoço em El Calafate,  terra do maior glaciar do mundo.
Há dois caminhos até El Calafate saindo de Puerto Natales, um seguindo direto pela RN40 (Ripio) ou então toma-se a RN7 e na bifurcação da RN5, a esquerda. Neste caso, 100% asfalto que foi o caminho que escolhemos, já que nossas motos não são para Ripio.
Para motos Big Trail, tranquilamente poderá ser tomado a direção da RN 40 que é asfalto em apenas um pequeno trecho, depois 100% Ripio. A distancia por aqui é de 276 km.   
O frio na manhã de tempo fechado era intenso e como havia chovido de madrugada, resolvemos todos colocar a capa de chuva, e seguimos a velha regra de melhor sair com muita roupa do que ter de parar no caminho, já gelado, para vestir o complemento.
É muito mais fácil tirar a roupa em excesso, do que colocá-las por cima de jaqueta e calça de couro ou cordura e ainda vestindo as botas.
É o conhecido vestir-se como uma “ cebola “, onde ao longo do caminho, vamos tirando as “cascas”, conforme a temperatura assim o permite.
Na saída, nos deparamos com uma imensa boiada sendo conduzida por apenas 1 condutor e alguns cães.
As 07:45 já estávamos estacionados em frente a Aduana Chilena, que abre as 08:00 h e rapidamente fomos liberados, para logo mais a frente, novamente Aduana Argentina para dar entrada no pais.
 
Aduana Chilena Puerto Natales
Uma burocracia total nestes trechos em que Argentina e Chile brincam de fronteiras, pois neste trecho uma hora se está em território Argentino e na outra Chile. Poderiam facilmente estabelecer uma região de livre fronteira, facilitando em muito os milhares de turistas que visitam todo ano a belíssima região.
Lendária RN40 Entre Puerto Natales e El Calafate - trecho asfaltado
Andamos um pequeno trecho da lendária RN40 que já está asfaltado, mas que não representa nem de perto a maravilha e os desafios que oferece em toda a sua extensão, sendo considerada por muitos, a rodovia mais lindo do mundo, cortando a Argentina de Norte a Sul, passando por paisagens maravilhosas, saindo do Atlântico até os Andes.
Chegamos a cidade de El Calafate, logo depois do meio dia, conforme previsto.
Poderíamos ter chego antes, mas os tramites aduaneiros são demorados.
A cidade tem muitos hotéis e pousadas, mas estávamos em janeiro, alta estação, então estava lotada de turistas de toda parte do mundo.
E todos vem  para cá para a visitação do glaciar Perito Moreno, para onde nos deslocamos de moto, logo depois de efetuar o check-in.
A caminho de Perito Moreno
A visão da geleira é simplesmente espetacular!
O parque tem um ótimo acesso todo asfaltado e bem administrado com um amplo estacionamento, onde deixamos as motos e fizemos a visitação.
Glaciar Perito Moreno - Um dos maiores glaciares do mundo - Visita Obrigatória em El Calafate
Foi um dia especial, lindas paisagens e El Calafate é uma cidade com atrações espetaculares, mais lindas do que Ushuaia.
Ficaremos mais um dia para conhecer mais alguns pontos da região.
S.Pires
El Calafate AR

Comentários